Escola Primária de Quintã – Campos

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Escola Primária de Quintã – Campos

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/MVNC/EPQVNC01

Tipo de título

Controlado

Título

Escola Primária de Quintã – Campos

Datas de produção

1941  a  2000 

Dimensão e suporte

19 u.i.; papel

Extensões

0,3 Metros linear

Entidade detentora

Município de Vila Nova de Cerveira

História administrativa/biográfica/familiar

O Plano dos Centenários consistiu num projeto de construção de escolas em larga escala, levado a cabo pelo Estado Novo em Portugal, entre as décadas de 1940 e de 1960. Apesar de não termos nenhuma data em concreto que nos permita indicar o início da construção da Escola da Quintã, assim denominada até aos nossos dias, sabemos que aquele estabelecimento de ensino tinha duas salas gémeas e foi entregue a 27 de Abril de 1949.A escola foi construída segundo o estilo arquitetónico conhecido como "Português Suave”, incorporando características da arquitetura tradicional e local. Rogério de Azevedo foi o arquiteto responsável pelos edifícios da região Norte do país. A partir de 28 de Junho de 1973 começaram a ser tomadas várias providências no sentido de eliminar o muro de separação de sexos desta escola (Decreto Lei nº 482/72 de 28 de Novembro). Esta escola foi ampliada de duas para quatro salas, mas não há nenhuma data que refira essa alteração.Pela ata de 28 de Dezembro de 2005, constatamos que no ano letivo de 2006/2007, a Escola de Campos recebeu os alunos da escola primária de Vila Meã. Em 2010, a escola da Quintã encerrou e os alunos passaram a frequentar o Centro Escolar Norte em Campos.

História custodial e arquivística

O Fundo da Escola Primária de Quintã, da freguesia de Campos foi incorporado no Arquivo Municipal no ano de 2011.

Âmbito e conteúdo

O Fundo é constituído por diversas séries onde se destacam: as atas das sessões da Direção da Caixa Escolar, a correspondência expedida e recebida e o recenseamento das crianças em idade escolar.

Sistema de organização

Organizado por séries e ordenado cronologicamente dentro das mesmas.

Condições de acesso

O acesso aos exemplares do Arquivo é de consulta livre mas está sujeito ao estado de conservação dos documentos e à lei.

Condições de reprodução

A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução.Reprodução sujeita à tabela emolumentar em vigor.

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Encontram-se, de um modo geral, em bom estado de conservação.

Instrumentos de pesquisa

Guia e Inventário