Paróquia de Sopo

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Paróquia de Sopo

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/MVNC/PVNC13

Tipo de título

Controlado

Título

Paróquia de Sopo

Datas de produção

1658-04-01  a  1836-07-22 

Dimensão e suporte

4 u.i. (livros); papel

Extensões

4 Livros
0,09 Metros linear

Entidade detentora

Município de Vila Nova de Cerveira

História administrativa/biográfica/familiar

Na lista das igrejas situadas no território de Entre Lima e Minho, elaborada por ocasião das Inquirições de D. Afonso III, em 1258, é citada como sendo uma das igrejas pertencentes ao bispado de Tui. Neste documento, cujo original se encontra na Torre do Tombo, denomina-se “Zopo”.Em princípios do século XVI esta paróquia era uma entre as freguesias de Entre Lima e Minho incorporadas na Diocese de Braga e situava-se no concelho de Caminha.Em 1546 mantinha-se na mesma comarca.A cópia de 1580 do Censual de D. Frei Baltasar Limpo sobre a situação canónica destes benefícios, refere que Santiago de Sopo, ainda na comarca de Caminha, se dividia em duas, pertencendo a metade sem cura ao arcebispo e sendo a outra, com cura, da apresentação de padroeiros leigos. Anotou-se ainda no aludido Censual que o arcebispo D. Diogo de Sousa confirmara uma doação do padroado da metade com cura de Sopo, feita por certas pessoas ao Marquês de Vila Real. Este cedeu depois o direito do padroado a seu filho, Duque de Caminha, tendo sido esse direito incorporado na Casa do Infantado, por pai e filho se encontrarem implicados na conspiração de D. João IV.Em termos administrativos figura, em 1839, no concelho de Monção e, em 1852, no de Valença. Tendo sido anexada ao concelho de Caminha, por decreto de 12 de Julho de 1895, que extinguiu o de Vila Nova de Cerveira, voltou a este com a sua restauração em 1898, feita pelo decreto de 13 de Janeiro.Pertence à Diocese de Viana do Castelo desde 3 de Novembro de 1977.

Âmbito e conteúdo

Este fundo é constituído por duas séries documentais: registos de testamentos e capítulos de visitações.

Sistema de organização

Organizado por séries e ordenado cronologicamente dentro das mesmas.

Condições de acesso

O acesso aos exemplares do Arquivo é de consulta livre mas está sujeito ao estado de conservação dos documentos e à lei.

Condições de reprodução

A reprodução dos documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo de documentos, o seu estado de conservação e o fim a que se destina.Reprodução sujeita à tabela emolumentar em vigor.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Inventário, catálogo.