Corregedor da Comarca de Vila Nova de Cerveira

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Corregedor da Comarca de Vila Nova de Cerveira

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/MVNC/CCVNC

Tipo de título

Formal

Título

Corregedor da Comarca de Vila Nova de Cerveira

Datas de produção

1707-05-30  a  1794-01-30 

Dimensão e suporte

2 u.i. (livros); papel

Extensões

2 Livros
0,065 Metros linear

Entidade detentora

Município de Vila Nova de Cerveira

História administrativa/biográfica/familiar

Até 1790 o reino de Portugal encontrava-se dividido espacialmente em jurisdições, das quais as terras da coroa eram denominadas “Correições” e as outras, por pertencerem a Donatários eram as “Ouvidorias”.O rei era representado em cada comarca por um magistrado ou tenente, também denominados por meirinhos-móres, posteriormente, no século XV, passariam a chamar-se corregedores. A ele competia-lhe fiscalizar a aplicação da justiça, administrar e inspeccionar os vários concelhos da sua comarca. A sua acção era também conhecida por “correição”.No século XVII, o reino ainda se encontrava dividido em Comarcas, cujo supremo magistrado era o Corregedor, com extensa jurisdição tanto no crime, como no cível. Na sua área jurisdicional - a Comarca - o Corregedor tinha funções inspectivas e fiscalizadoras sobre a administração municipal, inquiria sobre os Juízes Ordinários, os Juízes dos Órfãos, os Juízes das Sisas, os diversos escrivães e tabeliães, procuradores, alcaides, e quaisquer outros oficiais de justiça e dos concelhos. O Corregedor possuía autoridade e poder para inspeccionar e exercer a sua autoridade em áreas tão vastas como a saúde, o estado dos castelos e prisões, o respeito pelos direitos régios, conceder cartas de salvo-conduto, proceder aos autos de residência, etc. O Corregedor tinha ainda poder ao nível da execução da justiça, por alvará poderia mandar prender malfeitores. No século XIX intervieram nas finanças, promovendo a colecta dos novos impostos e do selo como recebedores da Décima Predial e dos Maneios. Com a Revolução Liberal em 1820 e a separação dos poderes, também as competências judiciais e administrativas dos corregedores foram separadas, levando à extinção do cargo (artigo 18ª da Disposição Provisória, de 29 de Novembro de 1832). As competências judiciais ficaram a cargo dos juízes de direito e da relação, e as competências administrativas passaram para os governadores civis.

Âmbito e conteúdo

Este fundo é constituído por dois livros de registos de correições.

Sistema de organização

Organização cronológica.

Condições de acesso

O acesso aos exemplares do Arquivo é de consulta livre mas está sujeito ao estado de conservação dos documentos e à lei.

Condições de reprodução

A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação e o fim a que se destina.Reprodução sujeita à tabela emolumentar em vigor.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Inventário