Liga dos Amigos de Cerveira

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Liga dos Amigos de Cerveira

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/MVNC/LAVNC

Tipo de título

Formal

Título

Liga dos Amigos de Cerveira

Datas de produção

1978-10-05  a  1997-12-08 

Dimensão e suporte

7 u.i. (3 livros, 4 maços, 1 caderneta); papel

Extensões

3 Livros
4 Maços
1 Outro
0,11 Metros linear

Entidade detentora

Município de Vila Nova de Cerveira

História administrativa/biográfica/familiar

A Liga dos Amigos de Cerveira criada no dia 4 de Novembro de 1978 só foi constituída legalmente como associação sem fins lucrativos por escritura de 3 de Julho de 1991. A sede era em Vila Nova de Cerveira e tinha como objectivos: a defesa, a recuperação e o enriquecimento do património cultural; a defesa do património ecológico, ambiental e paisagístico; a divulgação dos valores concelhios; a promoção do bem-estar e do desenvolvimento social, económico e turístico; o interesse pelo ordenamento do território. Pretendia ajudar a dinamizar e a desenvolver o concelho de Vila Nova de Cerveira, através da criação de infra-estruturas e equipamentos que consideravam essenciais ao bem-estar da população. Esta associação, formada por um grupo de 19 pessoas movidas pelo amor à terra, e regeu-se por Estatutos e por um Regulamento Geral Interno. Relativamente aos órgãos sociais ou Corpos Gerentes, a Liga dos Amigos de Cerveira era constituída por Mesa da Assembleia Geral, Direcção e Conselho Fiscal, eleitos por escrutínio secreto por um período de três anos.Os últimos registos do seu funcionamento datam de 1997, altura em que encerrou.

Âmbito e conteúdo

Neste fundo destacamos principalmente o livro de actas, o livro de inscrição dos associados, a correspondência recebida e expedida e o regulamento interno.

Sistema de organização

Organizado por séries e ordenado cronologicamente dentro das mesmas

Condições de acesso

O acesso aos exemplares do Arquivo é de consulta livre mas está sujeito ao estado de conservação dos documentos e à lei.

Condições de reprodução

A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação e o fim a que se destina a reprodução.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Inventário