Paróquia de Campos

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Paróquia de Campos

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/MVNC/PVNC01

Tipo de título

Controlado

Título

Paróquia de Campos

Datas de produção

1755-09-03  a  1846-12-20 

Dimensão e suporte

1 u.i. (livro); papel

Extensões

1 Livro
0,04 Metros linear

Entidade detentora

Município de Vila Nova de Cerveira

História administrativa/biográfica/familiar

Na lista das igrejas situadas no território de Entre Lima e Minho, elaborada por ocasião das Inquirições de D. Afonso III, em 1258, a igreja de São João de Campos pertencia ao bispo de Tui. No Censual de D. Diogo de Sousa (1514 – 1532), no qual se faz o apuramento da contribuição que as igrejas, que tinham pertencido à Sé de Tui e então incorporadas na diocese de Braga, tinham de pagar à arquidiocese, Campos vem mencionada no concelho de Vila Nova de Cerveira, com taxa de 160 réis. No entanto, em 1545, no Memorial feito no tempo do arcebispo D. Manuel de Sousa, pelo vigário da comarca de Valença Rui Fagundes, São João de Campos estava enquadrada naquela comarca.Na cópia de 1580 do Censual de D. Frei Baltasar Limpo sobre a situação canónica destes benefícios, refere-se que São João de Campos se dividia em duas partes, pertencendo a metade sem cura ao arcebispo “in solidum”, e a outra, com cura, ao mosteiro de Valboa, ao qual competia o direito de apresentação.Em 1582, por provisão do arcebispo D. Diogo de Sousa e breve do Papa Clemente VII, o mosteiro de Valboa veio a ser anexado à comunidade beneditina de Santa Ana de Viana. Em 1757, São João de Campos possuía dois abades, tendo cada um de rendimento 150 mil réis.Em 1839, enquadrava-se na comarca de Monção, ficando no ano seguinte anexa à freguesia de Vila Meã. Em 1852 aparece na comarca de Valença. No mapa das côngruas, de 1856, Campos e Vila Meã figuram separadamente, voltando a unir-se em 1864. Neste ano tiveram um pároco comum. Recuperou o seu estatuto de freguesia a 13 de Janeiro de 1898, altura em que o concelho de Vila Nova de Cerveira foi restaurado.Pertence à Diocese de Viana do Castelo desde 3 de Novembro de 1977.

Âmbito e conteúdo

Neste fundo documental existe apenas um livro de registo de testamentos.

Condições de acesso

O acesso aos exemplares do Arquivo é de consulta livre mas está sujeito ao estado de conservação dos documentos e à lei.

Condições de reprodução

A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação e o fim a que se destina.Reprodução sujeita à tabela emolumentar em vigor.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Inventário