Paróquia de Gondar

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Paróquia de Gondar

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/MVNC/PVNC05

Tipo de título

Controlado

Título

Paróquia de Gondar

Datas de produção

1841  a  1865 

Dimensão e suporte

1 u.i. (livro); papel

Extensões

1 Livro
0,005 Metros linear

Entidade detentora

Município de Vila Nova de Cerveira

História administrativa/biográfica/familiar

Em 1258, é citada na lista das igrejas situadas no território de Entre Lima e Minho, que pertenciam ao bispado de Tui. Neste documento, cujo original se encontra na Torre do Tombo, denominava-se “Gundar”.Em 1320, aparece enquadrada no arcediagado de Cerveira, como uma das igrejas do bispado de Tui, no território de Entre Lima e Minho.Em 1546 Santa Eulália de Gondar estava integrada na Terra de Vila Nova de Cerveira e Comarca Eclesiástica de Valença, rendendo 13 mil reis.O Censual de D. Frei Baltasar Limpo, na cópia de 1580, utilizada pelo Padre Avelino J. da Costa na elaboração do seu livro “ A Comarca Eclesiástica de Valença do Minho”, refere que nesta época Santa “Ovaia de Gondar” pertencia à Terra de Vila Nova de Cerveira, da colação do Arcebispo.Segundo Américo Costa, foi vigairaria da apresentação do Mosteiro de S. Bento de Viana do Castelo.Em 1839 pertencia à comarca de Monção, aparecendo, em 1852, na de Valença. Por força do decreto de 12 de Julho de 1895, o concelho de Vila Nova de Cerveira foi suprimido, sendo Gondar anexada ao de Valença. Em 1898, por decreto de 13 de Janeiro, o concelho de Vila Nova de Cerveira foi restaurado.Santa Eulália de Gondar volta a pertencer-lhe, em 1927, de harmonia com o decreto de 1917, de 9 de Julho.

Âmbito e conteúdo

Deste fundo apenas consta um livro das Contas da Junta de Paróquia de Gondar.

Condições de acesso

O acesso aos exemplares do Arquivo é de consulta livre mas está sujeito ao estado de conservação dos documentos e à lei.

Condições de reprodução

A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação e o fim a que se destina.Reprodução sujeita à tabela emolumentar em vigor.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Inventário