Provedoria do Concelho de Vila Nova de Cerveira

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Provedoria do Concelho de Vila Nova de Cerveira

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/MVNC/PCVNC

Tipo de título

Formal

Título

Provedoria do Concelho de Vila Nova de Cerveira

Datas de produção

1829-09-10  a  1836-10-23 

Dimensão e suporte

4 u.i. (2 livros, 2 maços); papel

Extensões

2 Livros
2 Maços
0,1 Metros linear

Entidade detentora

Município de Vila Nova de Cerveira

História administrativa/biográfica/familiar

Em 1832, o decreto nº 23 de 16 de Maio criou o cargo de Provedor do Concelho, conferindo aos seus titulares amplas atribuições no âmbito da administração local. Os Provedores dos Concelhos vieram substituir os extintos Provedores das Comarcas nas competências que lhes estavam cometidas, pelo título 62 do Livro 1 das Ordenações Filipinas, relativamente à tomada de contas aos testamenteiros e administradores de vínculos, Morgados e Capelas, assim como às Confrarias, Irmandades, Misericórdias, Hospitais e outros estabelecimentos pios. A partir do ano de 1834, na sequência de um decreto de 9 de Julho e portaria da Secretaria de Estado do Ministério do Reino de 18 de Agosto, os escrivães das Provedorias dos Concelhos foram também declarados competentes para o registo de testamentos, em substituição dos extintos Ofícios Privativos do Registo de Testamentos.Os Provedores dos Concelhos vieram a ser suprimidos pelo decreto de 18 de Julho de 1835 que estabeleceu um novo sistema administrativo.

Âmbito e conteúdo

Este fundo é constituído pela correspondência recebida da Prefeitura do Minho e Sub Prefeitura de Monção, registo de passaportes e registo de testamentos.

Sistema de organização

Organizado por séries e ordenado cronologicamente dentro das mesmas.

Condições de acesso

O acesso aos exemplares do Arquivo é de consulta livre mas está sujeito ao estado de conservação dos documentos e à lei.

Condições de reprodução

A reprodução de documentos encontra-e sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação e o fim a que se destina a reprodução.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Inventário, catálogo.