Paróquia de Nogueira

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Paróquia de Nogueira

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/MVNC/PVNC10

Tipo de título

Controlado

Título

Paróquia de Nogueira

Datas de produção

1803-11-05  a  1815-05-22 

Dimensão e suporte

1 u.i (livro); papel

Extensões

1 Livro
0,005 Metros linear

Entidade detentora

Município de Vila Nova de Cerveira

História administrativa/biográfica/familiar

Por volta do ano de 1080, D. Afonso VI, rei de Castela e Leão, e sogro do Conde D. Henrique fundou Nogueira, dando-a à igreja de Santiago da Galiza.Na lista das igrejas situadas no território de Entre Lima e Minho, elaborada por ocasião das Inquirições de D. Afonso III, em 1258, é citada como sendo uma das igrejas pertencentes ao bispado de Tui.“Sancti Jacobi de Nogueira” figura no catálogo da mesma igreja, que o rei D. Dinis mandou organizar em 1320 para determinação da taxa a pagar.Na cópia de 1580 do Censual de D.Frei Baltasar Limpo refere-se que São Tiago de Nogueira era da apresentação de Santa Maria d’Alheira, da Terra de Neiva.Segundo Américo Costa, era vigairaria da apresentação do abade da referida freguesia de Alheira, de Barcelos. Era cabeça do Couto de Nogueira, pertencente à Casa de Bragança, que recebia um quinto dos frutos.Em 1839 pertenceu à comarca de Monção e, em 1852, à de Valença. Por força do Decreto de 13 de Janeiro de 1898, que restaurou Vila Nova de Cerveira, extinto em 1895, Nogueira voltou a pertencer a este concelho.Pertence à Diocese de Viana do Castelo desde 3 de Novembro de 1977.

Âmbito e conteúdo

Integra a série designada por Capítulos do Couto de Nogueira.

Condições de acesso

O acesso aos exemplares do Arquivo é de consulta livre mas está sujeito ao estado de conservação dos documentos e à lei.

Condições de reprodução

A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação e o fim a que se destina a reprodução.Reprodução sujeita à tabela emolumentar em vigor.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Inventário