Escola Primária de Nogueira

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Escola Primária de Nogueira

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/MVNC/EPNVNC10

Tipo de título

Controlado

Título

Escola Primária de Nogueira

Datas de produção

1977  a  2004 

Dimensão e suporte

12 u.i.; papel

Extensões

0,2 Metros linear

Entidade detentora

Município de Vila Nova de Cerveira

História administrativa/biográfica/familiar

Uma das promessas republicanas prendia-se com a reforma do ensino. Esta reforma começou pela instrução primária, por ser através dela que se procurava conseguir a transformação mental do país.A reforma do ensino primário foi publicada por Decreto de 29 de Março de 1911. Segundo esta reforma, o ensino primário seria dividido em três escalões: o elementar, o complementar e superior.O elementar era obrigatório para todas as crianças de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os sete e os catorze anos. Os outros escalões eram facultativos.O decreto previa que em Agosto de cada ano, as juntas de paróquia tivessem a obrigação de efectuar o recenseamento de todas as crianças em idade escolar, nas respectivas freguesias, incorrendo em multas se o não fizessem. Por sua vez, os pais eram obrigados a apresenta-los às matrículas.A exigência do recenseamento das crianças em idade escolar tinha como objectivo combater o analfabetismo.A 7 de Julho de 1913 foi criado o Ministério da Instrução Pública de quem ficou dependente o serviço de instrução primária.Assistiu-se assim a um crescimento acentuado da criação de escolas primárias por todo o país e o concelho de Vila Nova de Cerveira não foi excepção pois em quase todas as freguesias, foi criada uma escola primária ou uma casa de escola. Estas escolas podiam ser mistas, móveis, femininas ou masculinas, tendo em conta as necessidades económicas da freguesia e o recenseamento feito pelo Pároco.Somente em 1959 foi incluída no Plano dos Centenários a construção do edifício escolar de uma sala para Nogueira e foi entregue à Câmara Municipal a 26 de Dezembro de 1962. A escola foi construída, segundo o estilo arquitectónico conhecido como "Português Suave”, incorporando características da arquitectura tradicional e local. Rogério de Azevedo foi o arquitecto responsável pelos edifícios da região Norte do país. Na sessão da câmara de 12 de Maio de 1993 é analisado um ofício recebido da Direcção Escolar de Viana do Castelo onde informa a sua intenção em suspender o funcionamento desta escola por só frequentarem este estabelecimento de ensino 9 alunos.No entanto a Câmara não aceitou essa suspensão enquanto não ficasse definido o local para onde os alunos seriam transferidos. Esta suspensão nunca se concretizou.As últimas referências que temos desta escola datam de 2001.Os alunos da freguesia de Nogueira ainda frequentaram a escola de Cornes antes de serem transferidos em 2010 para o Centro Escolar Norte.

História custodial e arquivística

O Fundo da Escola Primária de Nogueira encontrava-se depositado nos armazéns da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e foi incorporado no Arquivo Municipal no ano de 2009.

Âmbito e conteúdo

O Fundo é constituído por diversas séries onde se destacam: o registo de matrículas, frequências e seus resultados, correspondência expedida e recebida.

Sistema de organização

Organizado por séries e ordenado cronologicamente dentro das mesmas

Condições de acesso

O acesso aos exemplares do Arquivo é de consulta livre mas está sujeito ao estado de conservação dos documentos e à lei.

Condições de reprodução

A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução.Reprodução sujeita à tabela emolumentar em vigor.

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Encontram-se, de um modo geral, em bom estado de conservação.

Instrumentos de pesquisa

Guia e Inventário